Atualmente no mercado trabalho a concorrência entre profissionais está cada vez mais acirrada. Vence quem melhor se destaca. Contudo, o profissional tem que saber unir habilidade, comportamento e competência, porém não adianta tê-las somente, é preciso saber fazer bom uso disso no trabalho, ou seja, você tem que saber administrá-las e colocá-las em execução no serviço.
No passado, as
empresas não davam tanta importância à forma de como seus funcionários se
portava em relação aos colegas de trabalho e aos seus clientes.
Diferente de hoje,
onde as empresas estão constantemente preocupadas com o bem estar de seus
funcionários para que os mesmos possam dá o melhor de si e obter um bom
desempenho profissional. Assim, aquele funcionário que gosta de causar mal
estar e favorecer situações desagradáveis para si e para os outros, esse pode está
com os dias contados dentro da empresa.
Fique de olho na sua postura,
pois saiba que tem sempre alguém de olho em você, observando seu comportamento
e atitude.
O especialista em
carreira e mercado de trabalho Renato Grinber, dá algumas dicas de como driblar
os erros mais comuns praticados no seu local de trabalho.
2-Mentir: Mentir pra que? Pois toda mentira tem perna
curta. Tem pessoas no local de trabalho que costumam mentir para esconder erros.
O que é um erro, pois nenhuma mentira é boa o suficiente para sustentá-la até o
fim.
Seja sincero, aja o que houver, não minta, assuma seus erros
dizendo
que errou e que isso não irá mais acontecer.
3- Ignorar a
hierarquia:
Não respeitar quem está acima de você nos cargos dentro da empresa. Por
exemplo, há pessoas que têm algum problema e ao invés de procurar o seu
supervisor de setor para ajudar resolvê-lo, vai direto ao diretor.
Ao entrar numa empresa procure saber sobre a hierarquia. Procure falar diretamente com seu chefe de setor.
4-Não ser flexível: Pode ser que algum dia você tenha ficar
depois do expediente, isso comum em algumas empresas. Se puder ficar, é bom. Isso
demonstra flexibilidade e a empresa ver isso com bons olhos.
Se as horas extras ficar rotineiras, o ideal é você procurar o seu chefe converse com ele, calmante, e sempre demonstrando flexibilidade.
Acesse a internet
somente quando for preciso ou horário de intervalo ou almoço.
6-Conversas paralelas durante o expediente: Uma conversa esporadicamente
tudo bem. O ruim é quando isso não tem limite e vira uma constante.
7-Conversas particular no
telefone da empresa: Este é de uso exclusivamente da empresa,
porém é consentido somente em caso de emergência
ou recado.
Ligação pessoal procure fazê-la em horário de almoço, assim
você não
desperdiça tempo no trabalho.
8- Brincadeiras fora
de hora:
Como a diversidade é grande, não sabemos como cada pessoa vai reagir diante de
uma brincadeira.
Brincadeiras, somente fora do trabalho.
9-Não trabalhar em equipe: A falta de
consideração em relação à opinião alheia é um problema, ainda mais que esse fator é de muita importância dentro das
empresas. Hoje em dia quem sabe trabalhar em equipe está sujeito a ser devolvido ao mercado
de trabalho. Esse indicador, é muito considerável para organizações atingir a meta que ela almeja
alcançar.
É importante tentar entender as opiniões de seus colegas no projeto.
No local de trabalho, procure manter uma postura formal. Fora dela, pode haver informalidade.
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